BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 6 de julho de 2010

Elena Desserich


Li um livro que tem me feito pensar muitas coisas. Pensar e repensar, e reorganizar prioridades e princípios.
O livro conta a história de uma menina de 6 anos, Elena Desserich, que descobre um câncer no cérebro. Glioma do Tronco Encefálico Infantil. Raro e anormal.
Desde então, seus pais , Brooke e Keitch, lutam contra o tempo e contra o câncer, pra poder fazer os 135 dias que restaram para a vida da filha deles, se multiplicar em anos.

A priori o livro seria apenas um diário para Gracie, sua irmã mais nova, para que tivesse uma recordação de Elena.
Porém como o caso era surpreendente e contagiante, se propagou de forma absurda, e hoje o diário se tornou de muito mais gente além de Gracie.

Elena foi uma lutadora. Dos seus 135 dias de vida, dados pelos médicos, Elena sobreviveu 256 dias. Uma criança que soube crescer e agir de forma adulta. Que surpreendeu a todos pela luta e determinação. Uma menininha que deu uma lição de vida pra muitos adultos. Além disso, a postura de seus pais, os esforços , o apoio. Uma verdadeira prova de amor.

E ai que entramos nós. Pessoas que aparentemente não temos nenhum problema, e nem a vida limitada.
Vivemos reclamando. Estressados e insatisfeitos com nossa roupa, nosso cabelo, nossa vida. Nada nunca esta bom, quanto mais temos mais queremos.
Deixamos que qualquer coisa nos desanime.Sofremos em demasiado por coisas poucas. Perdemos dias deitados na cama ouvindo musicas melancólicas e perdendo precioso tempo. Fazemos questão de deixar nossa vida sem graça.

E ai, analisando essa história de vida, percebi o quão somos injustos. Deixamos as pequenas coisas passarem, enquanto aquela menininha so queria mais algumas horas.
Fazia questão de usar roupas coloridas e apesar de toda a paralisia que imobilizava praticamente todo seu lado direito, ela distrubuia sorrisos sempre que conseguia abrir sua boca.
Fazia questão de agradecer e saber de todo o processo que passaria, e embora fosse apenas uma criança de 6 anos, enfrentou tudo com uma maturidade surpreendente.
Maturidade escassa entre nós, que temos o que precisamos mas mesmo assim não é o suficiente.

As prioridades estão invertidas, e hoje a cidadania não mais existe. O pensamento individualista tem envenenado a sociedade. Enquanto existem pessoas lutando por mais alguns momentos , Outras disperdiçam suas vidas com bebidas e drogas. O certo virou o errado. O goleiro mata a ex-amante, e virou atração nacional. O Brasil perdeu a copa, mas ainda tem festa em copacabana. Os políticos de Brasília estão ficando ricos com corrupção e o Presidente esta na África do Sul, assistindo a Final da Copa.
Realmente, prefiro pensar na Elena, e parabenizá-la por ser uma raridade no mundo de hoje.


" Num mundo de caos, ainda há mensagens de amor. "

2 comentários:

Brunno Lopez disse...

Que coisa mais maravilhosa.
Eu realmente me inspirei...

Thaynara Teixeira disse...

Esse livro também me faz parar e analisar o que temos, quem somos, e que apesar disso, continuamos reclamando. Esse livro me trouxe esperança. E me fez parar pra perceber que apesar dos diversos problemas que eu tenho, eu ainda tenho coisas que outras pessoas não tem mas que queriam muito. Como por exemplo, disponibilidade pra levantar da cama todos os dias.
E ainda por mais cruéis que alguns problemas possam ser, ainda podemos trazer de volta a esperança ainda que por motivos pequenos. Foi isso que essa criança de apenas 6 anos conseguiu me mostrar. E com certeza vou levar essa lição por toda a vida.